Contabilidade de Custos
A contabilidade de custos fornece subsídios que auxiliam na tomada de decisão, uma vez que a liberdade de fixação de preços pode escapar dos empresários, além de manter um controle rigoroso dos custos e dos investimentos, ou seja, através da contabilidade de custos se estuda a melhor maneira de se utilizar os custos junto à empresa.
Horngren, Datar e Foster (2004) argumentam que, de forma geral:
A contabilidade de custos fornece informações tanto para a contabilidade gerencial quanto para a financeira. Mede e relata informações financeiras e não-financeiras relacionadas ao custo de aquisição ou à utilização de recursos em uma organização; inclui aquelas partes, tanto da contabilidade gerencial quanto da financeira, em que as informações de custos são coletadas e analisadas (HORNGREN, DATAR E FOSTER, 2004, p.2).
De forma geral, a contabilidade de custos planeja, classifica, aloca, acumula, organiza, registra, analisa, interpreta e relata os custos dos produtos fabricados e vendidos pelas organizações. Uma empresa necessita ter uma contabilidade de custos bem estruturada para acompanhar e atingir seus objetivos estratégicos focados em um mercado dinâmico, competitivo e globalizado. Por meio dela é que muitos gestores traçam os planejamentos e estratégias para a tomada de decisões. A respeito de sua importância, observando suas funções elementares, Lawrence (1966) compreende que:
Contabilidade de custos é o processo ordenado de usar princípios da contabilidade geral para registrar os custos de operação de um negócio, de tal maneira que, com os dados da produção e das vendas, se torne possível à administração utilizar as contas para estabelecer os custos de produção e de distribuição, tanto por unidade como pelo total, para um ou para todos os produtos fabricados ou serviços prestados e os custos das outras diversas funções do negócio, com a finalidade de obter operação eficiente, econômica e lucrativa (LAWRENCE, 1966,