Contabilidade de custos
Disciplina: Prof.:
Contabilidade de Custos Luiz Fernando Soares da Silva
Semestre:
3º
O PLANEJAMENTO E A CONTABILIDADE DE CUSTOS Constantemente as empresas sofrem reflexos diretos de fatores tanto externos quanto internos. Os fatores externos incluem a concorrência, a tecnologia, a economia, a política, a sociedade e o ambiente no qual está inserida. Os fatores internos relacionam todas as características operacionais da empresa, como as finanças, a administração e gerenciamento, a estrutura funcional, o comportamento e cultura organizacionais. Quando os pontos positivos e negativos das influências externas e internas são identificados e controlados, a organização forma o planejamento a ser trabalhado ao longo dos processos. O planejamento envolve os fatores de preparação e utilização de objetivos globais e de longo prazo da empresa. Desta forma, uma Contabilidade de Custos bem estruturada, com ênfase nos procedimentos de planejamento com foco no orçamento, execução e controle, em vários casos direciona a entidade às melhores tomadas de decisões, mantendo-se assim competitiva junto ao mercado. A contabilidade de Custos pode ser um fator adicional competitivo, assim como uma controladoria bem fixada em uma organização, conforme afirma Martin (2002):
[…] para a Controladoria esse entendimento é essencial, pois é o ambiente e suas forças que, na verdade, estão na base das estratégias, e estas correspondem a planos de ação e disposição de recursos segundo os quais as empresas procuram obter competitividade e produzir valor de forma crescente e sustentável, em interação com o quadro prevalecente e futuro de forças ambientais relevantes.
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
Neste sentido, a junção da Contabilidade de Custos aos planos de ações e estratégias definidas pelas organizações, irá permitir que os seus responsáveis, assim como os profissionais envolvidos, possam conduzir seus esforços para uma mesma direção: a maximização