Contabilidade de custos
Indústria, atividade que pelo trabalho, transforma matéria-prima diversos produtos, que podem ser ou não comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.
O processo de produção industrial conhecido também como setor secundário, em oposição à agricultura setor primário e ao comércio e serviços setor terciário, de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Sendo hoje em dia o processo industrial capitaneado pelas multinacionais.
Indústria de bens de produção ou indústria de base é toda indústria que trabalha com matéria-prima bruta transformando-a em matéria-prima para outras indústrias.
Indústria de bens intermediários ou de bens de capital é aquela que tem como principal função equipar indústrias de outros tipos, em especial indústrias do setor terciário indústria de bens de consumo ou leve.
Indústria de bens de consumo é aquela que produz artigos para o a população em geral.
1. Definições conceituais
Sistemas de Acumulação de Custos; Sistema esse que representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos fabricados.
Depois de calculado os custos de cada centro de custo produtivo ou auxiliar, é necessário transferir tais custos aos produtos.
A contabilidade apura os custos de cada centro, depois ela deverá valorar os estoques e também determinar o Custo dos Produtos Vendidos – CPV.
Sendo assim o esquema de trabalho na apuração dos custos será: * Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros. * Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos. * Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.
Esta transferência será debitada á conta específica de estoques de produtos em elaboração e creditada na conta de