Contabilidade de custos industriais
A Contabilidade de Custos é um dos ramos de aplicação da Contabilidade, sendo aplicadas todos seus recursos em empresas industriais, também encontramos a ultilização da contabilidade de custos em empresas prestadoras de serviços e comerciais, devido a esta fornecer informações valiosas ao processo decisório. E muito importante na fabricação usar uma formulação do produto correta tanto nos produtos acabado ou em processo.
Para adentrarmos a este novo segmento dentro da contabilidade, Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços.
Custos Indiretos O custos indiretos não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como custos com supervisão, chefias, aluguel da fábrica). Os salários da supervisão, assim como os de chefe de equipe são de difícil alocação para cada produto, sendo assim, classificados como custos indiretos.
Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado. São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.
Exemplos:
1. Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.
2.