Contabilidade de Custo
- Gerar parâmetros para a elaboração do budget (orçamento), consistente.
- Dar suporte para a geração de resultados
(ebitda) com grau de assertividade razoável.
Na Contabilidade Gerencial:
Fornecer informações para:
- planejamento e controle
- elaboração de orçamentos
- dar suporte ao processo de tomada de decisão - Etc.
Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V):
(F) A Contabilidade de Custos é mais ampla do que a
Contabilidade Gerencial.
(V) O conhecimento do custo é vital para se saber, dado o preço, se um produto é lucrativo ou não, e quanto.
(V) A Controladoria e a Tecnologia de Informação vêm criando sistemas de informação que permitem um melhor e mais ágil gerenciamento de custos.
(F) O papel da Contabilidade de Custos, no que tange a decisões, é fazer a alimentação do sistema sobre valores relevantes apenas no curto prazo.
(V) O papel da Contabilidade de Custos, no que tange a decisões, é fazer a alimentação do sistema sobre valores relevantes tanto no curto quanto no longo prazo.
Gasto: Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada Ou não do momento do gasto.Investimento: Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s). Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são “estocados” nos Ativos da empresa para baixa ou amortização quando de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de sua desvalorização são especificamente chamados de investimentos.Custo: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Exemplos: Matéria-prima foi um