Contabilidade das empresas comerciais
1 INTRODUÇÃO 3
2 APLICAÇÃO FINANCEIRA 4
2.1 FORMA DE CONTABILIZAÇÃO 4
3 PROVISÕES TRABALHISTAS 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
4 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 6
5 PRINCÍPIO DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA 7
5.1 PRINCÍPIO DA ENTIDADE 7
5.2 PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA 7
6 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL 8
7 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei aborda os principais temas e conceitos da contabilização de uma empresa comercial. Temas bem como aplicações financeiras, provisões trabalhistas, avaliação de estoque, princípio da entidade e competência e legislação contábil.
APLICAÇÃO FINANCEIRA
As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.
1 FORMA DE CONTABILIZAÇÃO
PROVISÕES TRABALHISTAS
1 EXEMPLO DE GRÁFICO
AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
1
PRINCÍPIO DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA
Os princípios fundamentais de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativa a Ciências da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científicos de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objetivo é o patrimônio das entidades. (Resolução CFC Nº 750/93, Cap.II, Art. 2º).
1 PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade com ou sem fins lucrativos. Por consequência nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.