Contabilidade custo
CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTABÉIS
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre a atividade de uma empresa no Distrito Industrial , no qual utiliza o método de tratamento de água bruta para obtenção do vapor condensado, tão necessário para manutenção do trabalho de refinamento tão próprio para o funcionamento dos derivados de Petróleo. Assim sendo, tem-se a proposta de analisar econômica e financeiramente um projeto de restituir a possibilidade de tratar parte do rejeito de água, diminuindo custo operacional com todos os ativos usados, visto que tal empreendimento já foi realizado com sucesso em outras filiais desta empresa.
Problema de pesquisa
No tratamento de água para geração de vapor, um fator de altíssima importância é a pureza da água de alimentação da caldeira. Quando o tratamento é efetuado de forma ineficaz os parâmetros básicos saem de especificação gerando grandes danos aos equipamentos, instalações e/ou pessoas. Em caldeiras de baixa pressão esses parâmetros são bastante maleáveis (como exemplo podemos citar as caldeiras utilizadas em hotéis, que são alimentadas com água da concessionária – normalmente sem tratamento prévio), mas em caldeiras com uso industrial, e principalmente com o aumento da classe de pressão, a pureza da água de alimentação é de importância mister. Os parâmetros passam a ser bastante restritivos, tanto pelo estudo técnico parametrizado as características mínimas que a água deve possuir quanto pela fiscalização do Ministério do Trabalho zelando pela segurança dos operadores de caldeira.
Em nosso artigo estamos analisando um sistema de geração de vapor com a pressão de 17,5 kgf/cm2. Em caso de explosão de tubulão (parte que armazena água na caldeira) o vapor se expande em torno de 1.600 vezes, o que provoca de modo geral uma