Contabilidade - Conceitos do Patrimonio
Só leitura dos livros: contabilidade financeira e contabilidade básica.
Passo 2
As principais ideias desses textos são mostrar os assuntos que serão falados e discutidos que vão envolver o tema PATRIMÔNIO da contabilidade financeira e contabilidade básica, que são sobre: conceito e definição; aspectos qualitativo e quantitativo do patrimônio; representação gráfica do patrimônio; situação liquida do patrimônio; equação básica do patrimônio; patrimônio liquido; formação do patrimônio e suas variações, origens e aplicações dos recursos.
O propósito foi simplificar ao máximo a ideia da contabilidade financeira e básica.
Passo 3
Patrimônio: representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.
Bens: Bens, no sentido geral, são todas as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas ou empresas. Podem ser classificados em:
a) Bens Tangíveis: têm existência física, são palpáveis, e classificam-se em:
Bens Numerários: dinheiro;
Bens de Venda: estoque de mercadorias, estoque de matérias-primas, estoque de produtos em fabricação, toque de produtos acabados;
Bens de Uso: imóveis, terrenos, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos, computadores, instalações;
Bens de Renda: imóveis para aluguel.
b) Bens Intangíveis: não são palpáveis, não possuem existência física, como por exemplo: capital intelectual, marcas, direitos autorais, patentes de invenção (documento pelo qual o Estado garante a pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção), franquias, copyrights e softwares.
Direitos: Entende-se por Direito ou Direito a receber, o poder de exigir alguma coisa, ou ainda, valores de propriedade da empresa em posse de terceiros. São exemplos de direitos: valores a receber, títulos a receber, contas a receber, aluguéis a receber, promissórias a receber, duplicatas a receber (ou clientes), aplicações financeiras,