Contabilidade como suporte às decisões das empresas.
1 REFERENCIAL TEÓRICO
A contabilidade pode ter conceitos diferentes, segundo Padoveze (2000, p. 36) ela é o sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade. Para D’Áuria (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Já Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) diz que “contabilidade é um processo de comunicação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios internos”.
“A contabilidade estuda, registra e interpreta os fenômenos que afetam o patrimônio das entidades de forma que passa a ser um sistema de informação em si, fazendo parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial” (MARQUES, 2009, p. 8).
Possui como objeto principal o patrimônio das entidades, e o objetivo é controlar este patrimônio e produzir informações capazes de suprir as nescessidades de cada usuário.
2 A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA AS TOMADAS DE DECISÕES NAS EMPRESAS.
Toda organização nescessita da contabilidade, independentemente de sua estrutura. É na contabilidade que os administradores buscam acompanhar o desempenho da empresa através das demostrações financeiras, que ajuda nas tomadas de decisões importantes para a organização.
As demostrações financeiras são denominadas como um conjunto de relatórios que se obtem ao final de um processo contábil. Essas demonstrações tem uma grande importância para as empresas, pois é ela que fornece dados históricos passados e presentes, onde os administradores podem avaliar a qualidade do resultado da empresa, estimar seu risco financeiro e desenvolver um entendimento quanto à capacidade de