Contabilidade comercial:
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARCELLE JULIO DA SILVA
CONTABILIDADE COMERCIAL:
Cachoeiro de Itapemirim
2013
MARCELLE JULIO DA SILVA
CONTABILIDADE COMERCIAL:
Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teoria Contábil e Legislação Profissional, Contabilidade Comercial, Matemática Financeira II, Homem Cultura e Sociedade, Metodologia Científica.
Cachoeiro de Itapemirim
2013
INTRODUÇÃO.
Venho através de trabalho mostrar que a Contabilidade não é luxo nem burocracia: é necessidade para qualquer empreendimento: varejista, atacadista ou industrial. Não basta controlar as compras e as vendas, pois o comércio é muito mais que comprar e vender, é também saber comprar e, muito mais, saber vender. Todo comerciante precisa conhecer muito bem seu ramo de negócios: alimentos pode ser um ramo muito atrativo, mas é diferente de confecções, ou de calçados, que, por sua vez, são diferentes do comércio de eletrodomésticos. Cada ramo varejista tem suas particularidades, de modo que um não se confunde com o outro. É preciso prestar muita atenção para as diferenças. Neste trabalho, vamos tratar da atividade comercial de forma geral, e suas particularidades.
Não há muita diferença entre a contabilidade comercial, que compra o produto, armazena e revende ao consumidor, e a contabilidade industrial, que aplica insumos na produção e obtém o produto final, vendendo para os atacadistas e varejistas.
O comércio varejista faz o mesmo que a indústria: adquire suas mercadorias, armazena e distribui pelos departamentos de venda. Entre uma ponta e outra, há a incidência dos custos de armazenagem. Esses custos serão atribuídos às mercadorias adquiridas, que serão revendidas. Portanto, o custo das mercadorias vendidas não será igual ao custo das mercadorias adquiridas, mais o frete e menos os impostos a recuperar. Será acrescido do custo de