contabilidade comercial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇOES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIADE 4
3 REGIME DE APURAÇÃO 6
4 MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE 8
5 OPERAÇÃO COM MERCADORIAS E IMPOSTOS 10
6 OPERAÇÕES FINANCEIRAS 13
7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 14
8 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS 16
9 CONCLUSÃO 17
10 REFERÊNCIAs 18
11 APÊNDICES 20 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 20
12 ANEXOS 21 ANEXO A – Título do anexo 21
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho está relacionado ao conteúdo estudado pelos alunos no decorrer do 3º Semestre do Curso de Ciências Contábeis.
Visando desta maneira, expor a importância da contabilidade e suas funções, juntamente com seus princípios, regimes, métodos de avaliações. É muito importante sabermos lidar com todas essas informações e ter em mente que a contabilidade é um passo fundamental para o bom desempenho de uma empresa.
2 DEFINIÇOES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIADE
2.1 Entidade A contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica. Enfim, o patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos sócios. A contabilidade da empresa registra somente os fatos que se refiram ao patrimônio da empresa. O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. O caixa da empresa não é dos ‘donos’, sócios ou quotistas, mas da