contabilidade comercial
CIENCIAS CONTABEIS
título do trabalho
Contabilidade Comercial
título do trabalho
Contabilidade Comercial
Trabalho apresentado ao Curso (Ciencias Contabeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,
Equipe de Professores
Petrópolis
2013
Ponto de equilibrio margem de contribuição
O PONTO DE EQUILIBRIO é um conceito que está relacionado com o volume mínimo de operações comerciais necessárias à cobertura das despesas. É o nível de venda que não há lucro nem prejuízo, ou seja, no qual os gastos totais são iguais às receitas totais.
O lucro de uma empresa representa a diferença entre suas receitas de vendas e os custos totais de suas operações. Para qualquer empresa, existe um volume de vendas cuja receita é igual aos custos totais, que compreendem os custos fixos adicionados aos custos variáveis.
Em outras palavras, o P.E. é o volume de vendas a partir do qual as receitas começam a cobrir os custos variáveis, que dependem da quantidade fabricada, e os custos fixos, como alugueis e salarios administrativos. Abaixo do P.E., a receita de vendas é menor do que os custos, e portanto há prejuízo. Acima do P.E., acontece o inverso.
Com instrumento de controle, o P.E. representa o padrão mínimo de sesempenho, monstrando de forma simples e direta qual o objetivo a ser atingido para que a organização se torne viável.
O P.E. sofre algumas variações e agora veremos três delas:
1- Ponto de Equilíbrio Contábil - PEC. È obtido quando a soma das Margens de Contribuição totalizar o montante suficiente para cobrir todos os custos e despesas Fixos, esse é o ponto em que contabilmente não haveria nem lucro nem prejuízo (o lucro liquido do exerci cio = a zero).
Exemplos:
a) De acordo com o PEC, qual é o valor das vendas e da MC da empresa Ferraz, tendo ela um custo variável de R$8.000,00 e o custo fixo de R$5.000,00 ?