Contabilidade Comercial e Financeira
A Contabilidade, na qualidade de ciência social aplicada, com metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja como pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa, tendo um campo de atuação muito amplo. Inicialmente, o método contábil esteve intimamente associado ao surgimento do Capitalismo, como forma quantitativa de mensurar os acréscimos e decréscimos dos investimentos iniciais alocados a alguma exploração comercial ou industrial. Podemos ainda afirmar que a economia de mercado e seu desenvolvimento foram amparados pelo surgimento e aperfeiçoamento das partidas dobradas.
GRUPOS DE ENTIDADES E PESSOAS
1 – Sócios Essas pessoas, interessadas primariamente na rentabilidade e segurança de seus investimentos, que muitas vezes se mantem afastadas da direção das empresas, necessitam de informações resumidas que deem respostas claras e concisas. Por exemplo: Qual a taxa de lucratividade proporcionada a seu investimento de ações; Será que a empresa continua a oferecer, a médio e longo prazos, perspectivas de rentabilidade e segurança para seu investimento? e etc. Normalmente, essas perguntas são respondidas por meio de relatórios pela contabilidade financeira após o encerramento do exercício.
2 – Administradores
Com mais frequência que os demais grupos, são os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada entidade a que pertencem, visando principalmente ao futuro. Note-se que as informações fornecidas pela Contabilidade não se limitam, como julgam muitos, ao Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados, a Contabilidade fornece aos administradores um fluxo continuo de informações sobre os mais variados aspectos da gestão financeira e econômica das empresas. Permitindo a melhor tomada de decisão visando ao futuro com maior