contabilidade básica
Pimenta Bueno, 12 de Fevereiro de 2015.
O desafio da terminologia
A terminologia é um dos desafios dos que iniciam o estudo da contabilidade, pois pode num primeiro momento dificultar o entendimento da matéria.
A palavra “Ativo” , poderá significar coisas diferentes dependendo do setor de atuação no qual será empregada.
Há casos em que dezenas de palavras podem ser utilizadas para significar a mesma coisa.
A contabilidade também possui vocabulário próprio e em muitos casos, alguns termos, palavras ou expressões também são usados na nossa linguagem comum. Contudo, nem sempre significam a mesma coisa.
As palavras que mais perturbam os estudantes contabilistas – principalmente os iniciantes – são DÉBITO e CRÉDITO.
Débito e crédito
Débito significa situação negativa, desfavorável, ou saldo negativo na conta bancária, ou estar em falta com alguém. Já na terminologia contábil, essa palavra pode ter esses mesmos significados ou até mesmo representar uma situação positiva.
Crédito no dia-a-dia, emprega-se para situação positiva, favorável, ou saldo positivo na conta bancária, ou ter crédito no mercado.
Já na terminologia contábil empregase da mesma forma, mas também pode corresponder a uma situação negativa. Conceito
Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica – conceito oficial formulado no Primeiro Congresso
Brasileiro de Contabilistas, realizado no
Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de
1924.
A contabilidade é objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização (Instituto Brasileiro de
Pesquisas Contábeis, Atuariais e
Financeiras – IPECAFI).
Campo de aplicação
O campo de aplicação da contabilidade