Contabilidade básica
[pic]
Prof. José Divanil Spósito Berbel
Pensamento:
Onde há entendimento, há: compreensão, tolerância e facilidades. Onde não há entendimento, há: dúvidas, desconfiança e dificuldades.
Prezados Alunos (as)
Como resultado do processo de avanço do conhecimento e dos segmentos produtivos da sociedade em todo o mundo, surgem novas oportunidades empreendedoras em todos os setores e a conseqüente necessidade de desenvolvimento de novos mecanismos de controles, mensuração e informações para avaliação de desempenho e tomada de decisões. Estamos vivenciando o “mundo empreendedor” em sua plenitude; todo investimento é viabilizado levando-se em conta, em primeiro lugar, o retorno que pode oferecer.
Estamos, também, numa fase em que todas as atividades são executadas dentro do menor tempo disponível para sua realização. O relógio tornou-se um acessório importantíssimo na atualidade. Qualquer iniciativa, seja ela qual for, é sempre decidida, prioritariamente, em função do menor tempo disponível para a sua realização.
Por estar sempre em contacto com esta dura realidade, onde ninguém dispõem de muito tempo, anteriormente como Estudante, e atualmente como Profissional e Professor de Contabilidade; resolvi escrever esta apostila com o intuito de facilitar na medida do possível a vida dos Alunos(as) que estão expostos(as) a esse estressante cenário.
A tendência de abordagem histórica, excesso de informações e linguagem complicada não foram consideradas neste trabalho.
Desfrutem,
Prof. Berbel
PLANO DE CONTAS
O Plano de contas é um elenco ou “rol” de contas destinado ao registro das operações ocorridas em uma entidade. É composto de quatro grupos:
1. ATIVO - CONTAS DEVEDORAS 2. PASSIVO - CONTAS CREDORAS 3. DESPESAS