Contabilidade básica
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DANIEL GOMES DOS SANTOS
COMPONENTES PATRIMONIAIS
São Mateus do Sul
2010
DANIEL GOMES DOS SANTOS
COMPONENTES PATRIMONIAIS
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Contabilidade Básica.
Orientador: Prof.(a) Marcelo Resquetti Tarifa
São Mateus do Sul
2010
1. INTRODUÇÃO
Os componentes patrimoniais são a base da contabilidade de uma organização, e veremos neste trabalho cada item que compõe o “Patrimônio Líquido”. Serão abordados o conceito e definição de cada ponto que se refere ao assunto tratado, desde formação e classificação.
Ao longo do trabalho serão citados exemplos de bens, direitos, obrigações, e também conceitualização de formação de resultado, reservas, e formação de patrimônio líquido. Todos os pontos serão tratados de forma simples e objetiva, a fim de que o assunto não se torne confuso e incompreensível.
2. COMPONENTES PATRIMONIAIS
Para estudarmos os componentes patrimoniais, primeiramente vamos definir o que é patrimônio. É um conjunto de bens de empresas, organizações e do poder público, que usam esses recursos para alcançar seus objetivos.
É correto afirmar que o patrimônio de uma entidade é classificado como: bens direitos e obrigações.
2.1. BENS
Os Bens são considerados como riquezas, pois tem em seu conceito a utilidade de ser negociado, vendido, arrendado, e até trocado, ou seja, tudo que for possível ser comercializado se caracteriza como um bem. As coisas que não tem uma utilidade comercial não podem ser consideradas como um bem; os bens podem ser também classificados como:
2.1.1. Bens tangíveis Os bens tangíveis são aqueles que possuem uma existência física, ou seja, palpáveis. Por exemplo, veículos, instalações, móveis, imóveis, maquinário da empresa, equipamentos em geral.
Vamos exemplificar melhor os bens