Contabilidade basica
Carla Patrícia Pereira da Silveira
Prof. Ivandel Hambus
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Processos Gerenciais (EMD03023) – Contabilidade Básica
08/05/2013
RESUMO
Toda empresa de pequeno ou grande porte possui obrigações legais e que não tem como não ser feitas. Quando ouvimos falar de Balanço Patrimonial, normalmente para nós leigos ficamos imaginando um monte de coisas que não são as reais. O Balanço Patrimonial é a demonstração da realidade do patrimônio da empresa em uma determinada data. Este balanço é feito pelo contador da empresa e demonstra todos os bens o que facilita o conhecimento e análise da situação financeira da mesma.
Palavras-chave: Balanço Patrimonial. Aspecto Quantitativo. Aspecto Qualitativo.
1 INTRODUÇÃO
Para entender melhor como a validade de informações prestadas pelo Balanço Patrimonial são de extrema importância para os usuários da contabilidade é necessário saber o seu significado. O Balanço Patrimonial é a representação gráfica do patrimônio. No balanço consta, os valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido em determinado momento (na data em que o balanço for elaborado, ou “levantado”, como se costuma dizer). É a principal demonstração contábil. Reflete a posição financeira em determinado momento, normalmente no fim o ano de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data. O Balanço Patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis. Segundo Marion (2.005, p.42). É divido em duas colunas: • a da esquerda contém o Ativo. • a da direita o Passivo e o Patrimônio Liquido.
2 Balanço Patrimonial
Segundo Iudícibus (1.985 p.153): Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em