Contabilidade basica
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – DCSA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
RICARDO SANTOS
LUISA MARIA SOUSA PEDREIRA
INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma ciência social de caráter essencialmente prático. Ao longo dos anos, diversos critérios foram desenvolvidos, diversas opções foram efetuadas, numa tentativa de normalizar e de se chegar a uma melhor forma de controlar o patrimônio de uma entidade. Assim, foram constituídos os princípios fundamentais da contabilidade que representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade.
A observância dos Princípios Fundamentais da contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas brasileiras de Contabilidade (NBC).
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE
Os princípios Fundamentais de Contabilidade representam o núcleo central da própria Contabilidade, na sua condição de ciência social, sendo a ela inerentes. Os princípios constituem sempre as vigas-mestras de uma ciência, revestindo-se dos atributos de universalidade e veracidade, conservando validade em qualquer circunstância. No caso da Contabilidade, presente seu objeto, seus Princípios Fundamentais de Contabilidade valem para todos os patrimônios, independentemente das Entidades a que pertencem, as finalidades para as quais são usados, a forma jurídica da qual estão revestidos, sua localização, expressividade e quaisquer outros qualificativos, desde que gozem da condição de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes. Nos princípios científicos jamais pode haver hierarquização formal, dado que eles são os elementos predominantes na constituição de um corpo orgânico, proposições que colocam no início de uma dedução, e são deduzidos de outras dentro do sistema. Nas ciências sociais, os princípios se colocam com axiomas, premissas universais e verdadeiras, assim