Contabilidade avançada
Contabilização de Instrumentos Financeiros Básicos
Instrumento financeiro: qualquer contrato que der origem a um ativo financeiro de uma entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial de outra entidade.
Ativo financeiro: qualquer ativo que seja caixa; instrumento patrimonial de outra entidade; direito contratual de receber caixa ou outro ativo financeiro de outra entidade, de troca de ativos ou passivos financeiros sob condições favoráveis para a entidade; contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
Passivo financeiro: qualquer passivo que seja obrigação contratual de entregar caixa ou ativo financeiro a outra entidade, de trocar ativos ou passivos financeiros com outras entidades que são potencialmente desfavoráveis para a entidade; contrato que será ou poderá ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
A entidade contabiliza os seguintes instrumentos financeiros como instrumentos financeiros básicos:
Caixa;
Instrumento de dívida (conta, título ou empréstimo a receber ou a pagar);
Compromisso de receber um empréstimo que não pode ser liquidado em dinheiro;
Investimentos em ações preferenciais não conversíveis e ações ordinárias ou preferenciais não resgatáveis por ordem do portador.
A classificação dos instrumentos financeiros de acordo com os critérios de mensuração subsequente é feita com base em dois fatores:
O modelo de negócio estabelecido pela entidade para gerenciar o instrumento financeiro em questão, eAs características do fluxo de caixa contratual do instrumento financeiro em questão.
A partir da análise combinada desses dois fatores, a entidade deverá mensurar subsequentemente os instrumentos financeiros pelo método do custo amortizado ou pelo método do valor justo.
O ativo financeiro será mensurado subsequentemente pelo método do custo amortizado e, consequentemente, classificado como custo amortizado se, e somente se, as