Contabilidade avançada II
Autorizado pela portaria nº 1.620 DE 24 de julho de 2001
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Bacharelado
Autorizado pela portaria nº 1.610 de 12/12/2001
E-mail: cco@celer.edu.br.
Contabilidade
Avançada II
Celer Faculdades
Disciplina: Contabilidade Avançada II
Professora: Cristina C. Grainer e-mail: cris_grainer@hotmail.com
1. Investimentos
1.1.
Conceitos Básicos
Antes de detalharmos os procedimentos contábeis relativos às aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários, é necessário definir alguns conceitos básicos:
Títulos de Credito: papeis emitidos por entidades financeiras (letras de câmbio, certificados de depósitos bancários, etc.) ou por entidades não financeiras
(debêntures) com objetivo de captação de recursos no mercado interno. Esses papeis têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados.
Valores mobiliários: papeis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação em um patrimônio (bônus de subscrição ou partes beneficiárias).
Aplicações financeiras: aplicações de recursos em papeis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de credito, com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós-fixados. O rendimento dessas aplicações está diretamente relacionado às taxas contratadas. Exemplos:
Depósitos a prazo fixo;
Certificados de depósito bancário;
Caderneta de poupança; e
Debentures conversíveis ou não eu ações.
Investimentos: aplicações de recursos em bens de natureza não monetária representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento predeterminada. O rendimento desses investimentos está diretamente relacionado às oscilações de cotações de preços de compra e de venda. Exemplos:
Ações adquiridas ou cotadas em bolsa de valores;
Investimentos em ouro; e
Fundos de ações.
2. Participação societária
Esses