CONTABILIDADE - ATIVO E PASSIVO
1.- ATIVO:
O Ativo compreende os bens e direitos da entidade expressos em moeda. Caixa e Bancos, Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Títulos a Receber, Clientes são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui. Todos os elementos componentes do Ativo acham-se discriminados no lado esquerdo do Balanço Patrimonial.
1.1 – ATIVO CIRCULANTE
Estoques – Ex: matéria-prima, produtos em elaboração, produtos acabados e mercadorias para revenda ;
Dívidas de terceiros a curto prazo – Ex: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos ;
Depósitos bancários e caixa – Ex: depósitos bancários, dinheiro em caixa ;
Acréscimos e deferimentos – Ex: acréscimos de proveitos, custos diferidos.
1.2 – ATIVO NÃO CIRCULANTE
Imobilizado incorpóreo – Ex: marcas, patentes, softwares ;
Imobilizado corpóreo – Ex: terrenos e recursos naturais, edifícios e outras construções, equipamentos, ferramentas ;
Investimentos financeiros – Ex: partes de capital em empresas do grupo, títulos e outras aplicações financeiras ;
Dívidas de terceiros a longo prazo – Ex: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos.
2.- PASSIVO:
2.1 - PASSIVO CIRCULANTE - Reúne as contas representativas das obrigações da empresa, vencíveis no decurso do exercício seguinte (antes do próximo balanço);
2.2 - PASSIVO EXIGIVEL A LONGO PRAZO - Agrupa as contas que representam as obrigações que tiverem seu vencimento após o decurso do exercício seguinte (após o próximo balanço)
2.3 - RESULTADO DE EXERCICIOS FUTUROS - Neste grupo são reunidas as contas que representam as receitas e despesas relativas a obras cujo ciclo operacional seja superior a um ano. Ex.: a construção de um edifício; etc..
2.4 - PATRIMÔNIO LIQUIDO –