Contabilidade Apuração DRE e Balanço
A aula 7 fala sobre das operações com mercadorias e apuração do DRE e do Balanço Patrimonial.
Inicia o tema explanando que para as operações com mercadorias devem ser colocadas em forma de inventários, no qual existem dois inventários e que são aplicados de acordo com a particularidade de cada organização.
O inventário periódico é descrito como uma forma simplificada de apuração de custos de obtenção de mercadorias onde os produtos adquiridos e vendidos são demonstrados ao final de um período que pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual, de acordo com a necessidade da empresa.
Este tipo de inventário é autorizado por legislação e muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte. O inventário periódico não é permitido por lei ser utilizado em organizações industriais. O cálculo a ser inserido no inventário é realizado da seguinte forma:
CVM=EI+COMPRAS-EF, onde CVM é o custo das mercadorias vendidas, EI, Estoque inicial e EF é o Estoque final.
O outro trípode inventário é o inventário permanente, utilizado por organizações que necessitem de controles permanentes de seus estoques. Os registros são realizados imediatamente às entradas ou saídas do estoque. Neste caso as organizações industriais são obrigadas por lei em demonstrarem seus estoques através do inventário permanente.
No inventário permanente são utilizados cinco (professora, aqui o texto fala de cinco, mas só apresenta quatro métodos...)critérios de avaliação de valores das movimentações feitas no estoque:
A) Preço Específico - onde é utilizado para valores padronizados de mercadorias, independentemente do valor real de entrada da mercadoria em estoque. O critério de avaliação Preço Específico consiste em atribuir, a cada unidade do estoque, o preço efetivamente pago por ela. Esse critério só pode ser utilizado para mercadorias de fácil identificação física, como imóveis para revenda e veículos.
B) PEPS (Primeiro a entrar é o primeiro a sair)