Contabilidade Aplicada
Os governos em todo o mundo estão empreendendo esforços na busca da maior eficiência e eficácia da administração pública, agilizar e modernizar o Estado tem sido a pauta da agenda política de diversos países.
A LRF um mecanismo de fiscalização e transparência que garante a todos os cidadãos, individualmente, acesso às informações que especificam as ações a serem praticadas pelos governantes, as em andamento e as executadas em períodos anteriores, quando prevê ampla divulgação, inclusive por meios eletrônicos e realização de audiências públicas, dos planos, diretrizes orçamentárias, orçamentos, relatórios periódicos da execução orçamentária e da gestão fiscal, bem como das prestações de contas e pareceres prévios emitidos pelos tribunais de contas.
A LRF busca reforçar o papel da atividade de planejamento e, mais especificamente, a vinculação entre o planejamento e a execução do consumo público analisando, um mecanismo de maior controle nas contas públicas passando haver maior rigor para que o governo não contraia empréstimos ou dívidas.
Um fator muito importante desta lei é a Responsabilidade Social, pois A Lei de Responsabilidade Fiscal trabalha em conjunto com a Lei Federal 4320/64que normatiza as finanças públicas no país.
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) passa a ser o código de regras para os administradores públicos de todo o país, com estas novas normas, os governantes, sejam eles da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios terão que obedecer, sob pena de severas aprovações, aos princípios do equilíbrio das contas públicas, de gestão orçamentária e financeira responsável, eficiente e competente, sobretudo, transparente.
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é um instrumento que asseguram a responsabilidade na gestão fiscal, pois proporcionam controle e transparência das contas públicas assegurando a responsabilidade na gestão fiscal, proporcionando controle e