Contabilidade aplicada ao Agronegocio
.
Fazer investimentos no cenário econômico significa a aplicação de dinheiro em meios de produção, buscando o aumento da capacidade produtiva, dessa forma, podemos ressaltar que analisar investimentos não é definir e dizer o que é melhor fazer, mas sim apontar quais são as estratégias necessárias para minimizar os riscos e aumentar os ganhos do detentor do capital.
Dentro do contexto das decisões de investimento s, existem variáveis que podem conspirar contra ou a favor, dependendo do comportamento do administrador dos ativos e da conjuntura de mercado, tais como: variações na moeda, taxa de juros, concorrência entre outros .Quanto mais incerto for o direcionamento dessas variáveis, maior o risco do investimento.
O risco de um investimento está relacionado com as mutações do retorno esperado ao longo do tempo. No processo decisório, procurar avaliar quais são as variáveis que podem influenciar o retorno dos investimentos de maneira positiva ou negativa, torna-se de extrema importância para conseguir reduzir surpresas e mesmo antecipar ou simular comportamentos defensivos ou agressivos. No entanto, nem sempre os investidores têm percepção clara do risco no contexto das decisões que tomam.
Qualquer empresa, não importando o tamanho e setor de atividade, está exposta a riscos, por isso que um gerenciamento de risco torna-se indispensável para proteger a empresa de possíveis perdas, seja evitando ou minimizando o risco. Porem essa abordagem nos permite a exploração de outro aspecto: o risco como oportunidade, com a consequente utilização da gestão de risco como instrumento de construção de vantagem competitiva.
Para conseguir obter um retorno do capital investido é imprescindível que se tenha uma estratégia para conseguir minimizar todos os possíveis riscos. Desta forma a melhor análise de estratégias e a verificação dos riscos envolvidos, serão aqueles que gerarão maior segurança e melhores resultados em