contabilidade ambiental
1. Todas as fumaças são formadas por uma mistura de partículas de carvão, gases, diversos metais e outros compostos.
2. As partículas de carvão mais finas entram nos pulmões e provocam inflamação. 3. A inflamação gera secreções (catarro), desconforto, tosse, chiado no peito, dificuldade de respirar, falta de ar, febre. Uma pneumonia pode ocorrer e levar à morte.
4. A inflamação nos pulmões também produz substâncias químicas nocivas que entram no sangue.
5. Essas substâncias nocivas navegam no sangue e entram no coração.
6. No coração, essas substâncias podem provocar alterações dos batimentos (arritmias), fibrilação (batimentos superficiais e sem força), parada cardíaca e morte. Sempre que a poluição do ar aumenta, aumentam as mortes por ataques cardíacos. POLUIÇÃO É SINÔNIMO DE
DOENÇAS E MORTES.
7. Além disso, na fumaça as partículas de carvão ligam diversos compostos químicos cancerígenos, semelhantes ao benzeno ou benzina.
Quando você respira a fumaça (qualquer tipo de fumaça), o carvãozinho leva tudo para dentro dos pulmões.
8. Então, o carvãozinho gruda nos pulmões e as substâncias cancerígenas entram no sangue, podendo, futuramente, provocar câncer.
9. Muitos dos papéis, plásticos, roupas, madeiras, borrachas queimados são pintados ou contém pigmentos.
10. Tintas e pigmentos contêm metais pesados (chumbo, níquel, cádmio e cromo). 11. Quando esses materiais são queimados, a fumaça liberada e respirada leva os metais pesados para dentro dos pulmões, de onde passam para o sangue. Levados pelo sangue, os metais pesados chegarão a diferentes órgãos, onde provocarão grandes danos, inclusive câncer.
12. Todas as fumaças fazem mal à saúde. Fumaças de queimadas ou incêndios; de fogões à lenha e de churrasqueiras. Fumaças do escapamento de veículos. Fumaças de fábricas. Fumaça de incenso.
Fumaças de vulcões e explosões. Fumaças de cigarro, charuto, cachimbo ou qualquer outro tipo de