Contabilidade Ambiental
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: REFLEXOS NA CONTABILIDADE
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: REFLEXOS NA CONTABILIDADE
Artigo apresentado na disciplina de Tópicos Contemporâneos em Contabilidade, curso de Ciências Contábeis,
Lajeado, abril de 2014
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: REFLEXOS NA CONTABILIDADE
RESUMO: A responsabilidade social e contabilidade ambiental são assuntos relativamente novos, que começaram a ganhar destaque há pouco tempo, através de estudos e manifestações ambientais. Com este crescente interesse da população em preservar o nosso meio-ambiente e buscar novas tecnologias que não impactem sobre os recursos naturais, aumentam também a preocupação das organizações. Este artigo tem por objetivo avaliar os reflexos da responsabilidade social e ambiental na contabilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social. Responsabilidade Ambiental. Reflexos na Contabilidade. Contabilidade Ambiental.
1 Introdução
Atualmente o tema meio ambiente vem sendo amplamente discutido em vários meios, inclusive entre os empresários, que vem buscando ao longo dos anos formas de “tocar” seus empreendimentos sem danos aos nossos recursos naturais, que são esgotáveis. Investir em tecnologias mais limpas e racionar os recursos naturais se tornam imprescindíveis nos dias atuais.
As “novas” exigências do mercado, influenciado pela globalização, por um público mais consciente e por investidores mais exigentes e preparados, têm feito com que as organizações publiquem suas demonstrações com maior transparência e qualidade, evidenciando os aspectos qualitativos do patrimônio e, ao mesmo tempo, a sua preocupação com o bem estar social e ambiental.
Consumo de produtos, nos dias de hoje, está totalmente ligado às nossas vidas. Seja para o sustento ou para o bem-estar, sempre se está desembolsando para adquirir algo que se gosta ou que ajuda em determinada coisa ou