contabilidade ambiental
O ambiente de mudanças pelo qual a sociedade mundial e, especificamente, a brasileira vem passando nos últimos anos atingiu todas as profissões de forma decisiva. Os contabilistas, como já é considerado comum, tiveram que se adaptar rapidamente às alterações de ordem social, tecnológica, econômica e legal, entre outras.
Dentre os vários enfoques possíveis de estudos, neste trabalho é abordado como tema a responsabilidade social, procurando esclarecer de forma breve a mudança de paradigmas, a origem e os principais órgãos que abordam o tema e qual a melhor forma dos contadores contribuírem no interior das organizações inseridas no ambiente econômico capitalista mas que devem participar da sociedade de forma responsável.
DISTINÇÃO ENTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E FILANTROPIA
As estratégias de Responsabilidade Social é uma conduta ética e responsável adotada pelas empresas, na plenitude de suas redes de relações onde estão incluídos clientes, fornecedores, acionistas e a comunidade que a empresa se insere. O papel da empresas para com a responsabilidade social é fazer ações que ocorram de forma sistemática e planejada fazendo que o produto ou serviço levando a ser visto não somente pelo que contém intrinsecamente, mas também, por possuir um valor agregado em seu processo. Ou seja se uma empresa realiza ações de responsabilidade social ela é comprometida com a sociedade em volta buscando o bem-estar de todos.
Filantropia - volta-se para ações externas à empresa, tendo a comunidade como beneficiária principal, em conselhos comunitários, organizações não governamentais, associações comunitárias etc. São doações simples, onde está intrínseco o dever moral por parte da empresa, organização ou cidadão. Parte da premissa do assistencialismo ou da caridade, não necessitando de planejamento, organização, acompanhamento e avaliação. Alguns autores entendem a filantropia como um estágio de pré-responsabilidade