contabilidade ambiental. um estudo sobre a sua aplicabilidade
Aluno: Wellington Paulo Frediani
Contabilidade Ambiental: Um estudo sobre sua aplicabilidade em
Empresas Brasileiras.
Com a globalização de economia e a conscientização da sociedade forçando as empresas a adotarem uma postura diante à degradação do meio ambiente, quer dizer, produzir sem agredir o meio ambiente ou diminuir seus impactos sobre ele.
A pesquisa realizada no Brasil no ano de 2000 pela revista exame revela que poucas empresas utilizam da contabilidade na sua gestão ambiental.
Nos últimos anos á sociedade vêm aumentando suas exigências para que as empresas adotem uma postura ambiental, no qual as empresas estão se vendo forçadas a adotar uma nova política de controle, preservação e recuperação do meio ambiente a fim de garantir sua continuidade.
Diante tais exigências as entidades tiveram de implantar uma gestão ambiental, um método pelo qual elas controlam o impacto se suas atividades produtivas sobre o meio ambiente fazer este tipo de gerenciamento ambiental exige colaboração dos diversos departamentos da entidade.
Para fazer este gerenciamento entra a contabilidade como uma ferramenta poderosa para este gerenciamento, controle. No Brasil as empresas ainda se utilizam pouco do conhecimento da Contabilidade Ambiental e suas aplicações.
Tem se discutido qual a melhor forma das empresas gerenciarem seus processos produtivos com a questão ambiental, então entra a contabilidade para auxiliar os administradores no seu gerenciamento empresarial do meio ambiente, pois a mesma é considerada uma das principais ferramentas de gestão de negócios.
Devido à sua importância ela está diretamente inserida à causa ambiental.
Como uma das ciências mais antigas que surgiram no mundo a contabilidade originou se para quantificar a riqueza humana, ou seja, seu patrimônio. Então podemos dizer que a contabilidade ambiental pode-se definir como o seu estudo na causa ambiental (bens, direitos e obrigações