Contabilidade ambiental - fichamento
Citação 1 3
Citação 2 4
Citação 3 5
REFERÊNCIAS: 6
Citação 1
A contabilidade ambiental não é uma nova ciência, mas sim, uma segmentação da tradicional já, amplamente, conhecida. Adaptando o objetivo dessa última, podemos definir como objetivo da contabilidade ambiental: identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridos em um determinado período, visando à evidenciação da situação patrimonial de uma entidade. (RIBEIRO, 2005, p.45)
A citação define claramente o objetivo da contabilidade ambiental, ou seja, totalmente ligada a conceitos de preservação do meio ambiente para que haja conscientização de todos que estejam relacionados com a área social da empresa. Associando a esse objetivo, as empresas estão realizando trabalhos muito amplos com relação à conscientização das pessoas, e provocando observação por olhares atentos de outras entidades mostrando o impacto ambiental que poderá acontecer, caso as empresas se recusarem a possuir projetos de proteção ao meio ambiente, e também publicando benefícios futuros que irão ocorrer com determinadas atitudes, benefícios estes, que afetam os recursos econômicos e financeiros da entidade. Para haver resultados positivos de controle do impacto ambiental, cabe aos profissionais da área contábil desenvolver atitudes significativas, buscando investimentos e adquirindo informações para maiores avanços em pesquisas, e colocar em prática todo o conhecimento para a obtenção de melhores condições de vida.
Conclusão
Muitas empresas não possuem uma gestão ambiental, e causam grandes impactos ambientais, muitas vezes mesmo tendo consciência do prejuízo que se causa a empresa não consegue controlar o prejuízo. Por esse motivo, cabe a contabilidade ambiental orientar essas entidades com o objetivo de diminuir esse impacto no qual está sendo executado, promovendo informações que