Contabil
ESTILO GERENCIAL
Mogi das Cruzes, SP.
2010
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
ESTILO GERENCIAL
JEFERSON GOMES RGM 30286
EVELIN
DANIELE
FÁBIO
NIVALDO
Mogi das Cruzes, SP.
2010
RESUMO
À medida que avança o século XXI, várias tendências econômicas e demográficas estão causando um grande impacto na cultura organizacional. Estas novas tendências fazem com que as organizações e seus gerentes debatam a necessidade urgente de orientar-se pelos novos rumos que têm relevância, não só local, mas também mundialmente.
A globalização vem transformando o mundo numa velocidade muito rápida. São mudanças em todos os setores, segmentos e esferas. As mudanças sempre existiram na história da humanidade, mas não com a rapidez, a intensidade e o volume como nos dias atuais. Seja por meio de fatores que atuam de forma conjugada como os econômicos, tecnológicos, culturais, políticos e ecológicos, a mudança provoca contingências e resultados imprevisíveis.
No campo organizacional, as empresas bem-sucedidas tendem a crescer ou sobreviver. Ocorre que em qualquer uma dessas situações os recursos humanos, financeiros e tecnológicos podem, em alguns casos, assegurar eficiência e eficácia. As pessoas é que passam a ser o diferencial competitivo no mundo globalizado, pois mantém e promovem o sucesso da organização.
As empresas que oferecem ao seu cliente o que ele precisa em termos de produtos, serviços e qualidade têm mais chances de prosperar neste mercado competitivo, onde a concorrência é cada vez mais acirrada. Para tanto, estão revendo seus conceitos e alterando suas práticas gerenciais, por meio de treinamentos de seus executivos, gerentes intermediários e supervisores, em cursos da área de comportamento, priorizando o desenvolvimento profissional e a melhor utilização do estilo gerencial em áreas específicas nas organizações, o que é definido nas organizações como a designação da