CONTABIL
Página 1 de 1
21%
+ Opções
O limite entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial é dividido por uma linha tênue, pois em diversos momentos há um entrelaçamento entre as duas técnicas.
De modo geral, as demonstrações contábeis representam a fronteira entre a Contabilidade Financeira e a
Contabilidade Gerencial. Elas podem servir como indicadores válidos de desempenho, mesmo que em largos traços, e serem utilizadas no modelo previsional da gerência.
A Análise de Balanços, por exemplo, serve tanto para o emprestador de recursos na avaliação da segurança do retorno do empréstimo ou financiamento como para a administração na avaliação
Contabilidade Financeira e Gerencial
Portanto, de forma resumida, podemos afirmar dois conceitos:
• Contabilidade financeira:
É o processo de elaboração de demonstrativos financeiros para propósitos externos, como acionistas, credores e autoridades governamentais. Ela é condicionada a imposições legais e requisitos fiscais e voltada para o passado.
• Contabilidade gerencial:
É o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma empresa e assegurar uso apropriado e responsável de seus recursos.
Característica
Clientes
Propósito
Data
Restrições
Tipos de informação Natureza da informação Escopo
Gerencial
Interno
Financeira
Externo
Reportar o desempenho
Informar decisões tomadas pelos gerentes passado Histórica, atrasada. Reflete uma
Atual, orientada para o futuro realidade passada
Regulamentada: leis fiscais e
Desregulamentada, satisfaz as necessidades estratégicas princípios fundamentais de e operacionais contabilidade Mensuração física e operacional dos processos,
Somente para mensuração tecnologia e competidores financeira Mais subjetiva e sujeita ajuízo de