Contabil
INTRODUÇÃO
A Informação contábil, como todo bem econômico, tem um custo e esse custo deve ser sempre comparado com os benefícios esperados da informação.
INFORMATION ECONOMICS
Freqüentemente não é tão fácil mensurar tais custos e benefícios, embora exista um ramo da Economia que considera a informação como um produto qualquer que tem seu preço e custo.
CUSTO VERSUS BENEFÍCIO
Deve-se sempre se guiar pelo que a média das empresas bem-sucedidas e inteligentes está fazendo, desconfiando sempre daquela forma “única e absolutamente original” de bolar o sistema de informação que ninguém pensou ou ousou imaginar antes.
Uma das formas de avaliar a qualidade da informação contábil e, portanto sua utilidade (benefício), quando comparada ao custo, é analisar algumas qualidades ou características que deve possuir, tais como: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
COMPREENSIBILIDADE
A informação contábil precisa ser compreensiva, isto é, completa, e retratar todos os aspectos contábeis de determinada operação ou conjunto de eventos ou operações. Não se devem compensar créditos com débitos, ou direitos e obrigações. Todos os aspectos de uma operação que afeta o patrimônio precisam ser levados em conta.
RELEVÂNCIA
Segundo o trabalho do International Accounting Standards Committee (IASC) intitulado Framework for the Preparation end Presentation of Financial Statements, a relevância é uma das características ou qualidades mais importantes da informação contábil.
CONFIABILIDADE
Para que seja útil a informação também precisa ser confiável. A informação possui qualidade da confiabilidade quando ela está livre de erros materiais e vieses e pode ser aceita pelos usuários como representando fielmente o que está destinada a representar ou que poderia razoavelmente se esperar que representasse.
COMPARABILIDADE
Os usuários precisam ter condições de comparar as