contabil
FINALIDADE DO PROCESSO
Empregado no acabamento de peças, usado para melhorar as características superficiais, conferir precisões geométricas as peças obtidas por operações anteriores como usinagem, sinterização, tratamento térmico, etc. Este processo elimina danos superficiais pelo emprego de baixa velocidade e ação suave a ferramenta, e ainda deixando características especificas necessárias em cilindros por ex.
TÉCNICA DO PROCESSO
Durante o processo, os grãos ativos do brunidor entram em contato com a superfície da peça. Esta gira lentamente e o brunidor desloca-se ao longo da geratriz da superfície de revolução com movimentos alternativos de pouca amplitude e freqüência relativamente elevada. Na maioria dos casos, o brunimento é feito com uma ferramenta especial de retificação, constituída de segmentos de material abrasivo, montados em grupo.
MÁQUINA DO PROCESSO
Os brunidores são formados por uma variação de grãos diamantados pequenos que, quando cortam, apresentam inúmeros pontos de contato, dissipando o calor na ferramenta e minimizando o perigo de um mau acabamento na peça. Esta operação é mais rápida e de maior precisão que os outros processos.
Os superabrasivos são renomados por sua dureza, resistência abrasiva e condutividade térmica superior ao abrasivo convencional, ou seja, proporcionam ganhos de produtividade e qualidade.
Os líquidos refrigerantes utilizados para brunimento são importantes na vida útil da ferramenta e na remoção de material, devendo ser abundante e bem dirigido para o ponto de contato régua x peça.
TOLERÂNCIA E PRECISAO DIMENSIONAL
Consegue precisões que não se consegue por outros processos. No caso de ferramentas diamantadas tipo "single stroke" podem ser atingidas tolerâncias menores que 1 mícron com relativa facilidade, em regime de alta produção.
ACABAMENTO DA SUPERFÍCIE
A superfície brunida e identificada como resultado final de um processo de acabamento, ou seja, superfície que