Contabil
Caracterizada por modelos, políticas e estratégias organizacionais inseparáveis às áreas funcionais de produção, marketing, pessoas, inovação e finanças, entre outras, caracterizada pelas inter-relações existentes e que resulta entre as pessoas e as estruturas de gestão. Destaca-se o enfoque argumentativo, não somente propondo o estudo e o desenvolvimento de modelos de gestão, mas também, buscando reflexões críticas sobre seu contexto, dinâmica e suas implicações sociais, ser estudados, a linha também pode ser subdividida em dois eixos temáticos: Gestão Organizacional; e Gestão Humana e Social.
QUESTÃO 2: Paradigmas podem ser entendidos como modelos de referência. É como se fossem padrões que são seguidos dentro de algum escopo identificado como referência e que devem ser replicados por outras pessoas ou por outras sociedades. ( V )
Alguns conceitos, idéias de mundo que nos acompanham, estão tão incorporadas ao nosso dia-a-dia que muitas vezes nem nos damos conta de que existem e que são determinantes em nossa forma de perceber o mundo. Essas referências que continuamente balizam nossas decisões são lentes que condicionam a nossa visão do mundo.
Num certo sentido, altamente positivos, pois tratam-se de um referencial que nos ajuda e apóia. Por outro lado, ao definirem uma forma rígida de ver e perceber, podem nos causar uma “cegueira”, nos impedindo de enxergar aquilo que não se ajusta aos pressupostos básicos.
QUESTÃO 3: planejamento é um processo sistemático e contínuo, desenvolvido com a finalidade de alcançar uma determinada situação almejada, de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, otimizando esforços, talentos, competências e recursos disponíveis na organização. (V)
Planejar não deixa de estar profundamente ligado com a dimensão humana. Em