contabiilidade
CEEP - AMEV Aluna : Ana Paula Santos Caetano
Prof : Cledson 1ー Ano , Comercio Vesp.
Indice Processo Contabil
Plano de Contas
Estrutura do Plano de Contas
Estrutura Contabil
Balancete e Razonete
Introdução Neste trabalho iremo ver sobre contabilidade que interpreta e registra fenomenos que afetam o patrimonio de uma entidade. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade) a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a Economia e a Administração. Vou mostrar como registrar valores de contas de despesas em uma conta de produção, ou seja, criar custos , vou falar do Plano de Contas (ou Elenco de Contas), que é o principal instrumento de controle econômico-financeiro e patrimonial das empresas. Ele facilita o fornecimento de informações gerenciais; permite a uniformização das demonstrações contábeis; propicia informações para acompanhamento e análise do desempenho da empresa; além de comparativo entre sociedades congêneres e veremos sua Estrutura.
Desenvolvimento
OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:
a) atender às necessidades de informação da administração da empresa;
b) observar formato compatvel com os princpios de contabilidade e com a norma legal de elabora鈬o do balano patrimonial e das demais de monstra鋏es contbeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”);
c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.
ELENCO DE CONTAS E CORRESPONDENTE CONJUNTO DE NORMAS
O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constitu na verdade um conjunto de