Contabeis
Bens, componente importante do patrimônio os bens são as coisas em geral que por satisfazerem as necessidades das pessoas e empresas se tornam úteis e são expressas em valor monetário. Os bens são considerados itens de riquezas porque se são úteis é possível negociar, vender, trocar e arrendar. As coisas que não forem passiveis de avaliação e mensuração econômica não podem ser consideradas bens.
Os bens são a parte do patrimônio que demanda mais controle, principalmente os bens comercializáveis, os estoques de produtos e mercadorias, pois o resultado de uma empresa depende de um bom sistema de controle.
Quanto a forma física, os bens podem ser classificados em tangíveis e intangíveis:
Tangíveis são os bens que tem forma física, são palpáveis. Por exemplo, maquinas, veículos, equipamentos industriais, moveis, imóveis, instalações e etc... Também chamados de bens materiais.
Intangíveis são os bens que não são materiais mais que são mensuráveis. Por exemplo, marcas da empresa registrada, registro de inventos, ponto comercial, carteira de clientes e etc... Também chamados de bens imateriais.
Quanto a mobilidade a facilidade de transferência de um local para o outro, os bens podem ser classificados em imóveis e moveis.
Bens imóveis são aqueles inseridos ao solo ou a outros bens, que não podem ser transferidos de local sem destruição ou perda de valor. Por exemplo, terrenos, edifícios construções