Contabeis
1 INTRODUÇÃO A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e surgiu de acordo com a necessidade prática do seu patrimônio, pois seu proprietário, queria elaborar um documento que pudesse conhecer, controlar, saber quais resultados, obter as informações que mais lhe rendenssem e fixar os preços de suas mercadorias e/ou serviços. Então para isso criou a escrituração, pois esta atendia suas necessidades. Depois de muitas experiências, chegou ao método das partidas dobradas, ou seja, para todo um crédito, existiria um débito simultaneamente, da mesma forma que a soma dos débitos seria igual a dos créditos, bem como as dos seus saldos credores e devedores. Dessa maneira, atendia as necessidades das pessoas para controlar seus patrimônios. Com crescimento acelerado de empresas, a Contabilidade passou a interessar vários tipos de indivíduos, desde banqueiros até funcionários públicos, além da sociedade em geral, pois era um assunto de grande interesse social. Então, como a contabilidade foi criada em função das necessidades dos usuários, ela também teve sua própria evolução, igual aos homens. A Contabilidade Brasileira varia de outros países, pois cada um tem sua própria nação, sua cultura e seu desenvolvimento econômica. Então seu sistema é de acordo com sua necessidade. Este trabalho tem o propósito de falar um pouco sobre a história e evolução da contabilidade e o sistema de informação contábil, bem como apresentar a obrigatoriedade da escrituração nas micro e pequenas empresas, mostrando a sua real importância no mundo dos negócios.
2 CONTABILIDADE
2.1 Origem da Contabilidade Segundo Morgan¹, as observações do homem em relação à sua riqueza patrimonial, surgiu há mais de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, quando a civilização ainda era primitiva.
2
De acordo com a história, não há data precisa de quando surgiu a contabilidade. Só se sabe que foi há mais de 8.000 anos. Ela está ligada com as manifestações do homem, desde a história da