contabeis
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MATERIAL DE APOIO
AUDITORIA E AUDITORIA AVANÇADA
Professora: Adriana Kurtz Pasini e Tatiana Zanin Nazari
Passo Fundo, 2014/2.
1.1 ORIGEM DA AUDITORIA EXTERNA Dos tempos remotos aos dias atuais as demonstrações contábeis passaram a ter uma importância muito grande para os futuros aplicadores de recursos. Como medida de segurança contra a possibilidade de manipulações, os futuros investidores passaram a exigir que essas demonstrações fossem examinadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade técnica. Esse profissional que examina as demonstrações contábeis da empresa e emite sua opinião sobre estas, é o auditor externo ou auditor independente.
1.2 - EVOLUÇÃO DA AUDITORIA EXTERNA NO BRASIL
A profissão de auditor data do século XVIII, onde alguns profissionais se autonomeavam contadores públicos, executando, porém, um trabalho pouco mais aprofundado do que aquele realizado pelos contadores comuns.
No Brasil, o desenvolvimento da auditoria teve influência de:
a) Financiamento de empresas brasileiras através de entidades internacionais;
b) Crescimento das empresas brasileiras e necessidade de descentralização e diversificação de suas atividades econômicas;
c) Criação das normas de auditoria promulgadas pelo Banco Central do Brasil em 1972;
d) Criação da comissão de valores mobiliários - CVM e da Lei das Sociedades Anônimas em 1976, que inicialmente obrigou as S/A de capital aberto, empresas do mercado financeiro e ligadas a Susepe e mais recentemente a Lei 11.638/07 que obriga empresas de grande porte, ou seja, aquelas com faturamento acima de R$ 300.000.000,00 e ativo superior a R$ 240.000.000,00 a ter seus balanços auditados.
e) Em 2002 foi promulgada a Lei Sarbanes Oxley nos EUA que afetou o processo de auditoria de balanços e controles internos.
Com o natural desenvolvimento ocorrido no