Contabeis
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR BLAURO CARDOSO DE MATTOS
PAD – Programa de Adaptação e Dependência
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Contabilidade Avançada II
Trabalho para Avaliação – 2012/2.
Aluna: Jamylly Caran
8º período de Ciências Contábeis
01 – Qual é a definição para Controlada segundo a lei 6.404/76?
A sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
02 – Quando uma empresa possui direta ou indiretamente mais da metade do poder de voto de outra sociedade, presume-se o controle. Quais são as possíveis outras evidências de controle?
Um exemplo, a suposição era a de que a empresa controladora detinha a totalidade (de 100%) das ações da controlada. Todavia, o que ocorre, na maioria das vezes, é que a controladora não possui, direta ou indiretamente, os 100%, mas uma porcentagem menor. O restante dessas ações ou quotas da controlada pertence a outras pessoas jurídicas ou físicas, denominados minoritários. Eventualmente, se a controladora conseguir assumir esse controle sem ser majoritária, os demais acionistas ou sócios, agora majoritários, são chamados não controladores. Na consolidação do Balanço, a parcela do capital desses minoritários (ou majoritários não controladores) deve ser destacada do patrimônio líquido consolidado, uma vez que o patrimônio líquido consolidado deve representar a parte que realmente pertence aos acionistas da empresa controladora. Caso não se fizesse essa segregação, o patrimônio consolidado estaria a maior, pela parcela das empresas controladas pertencentes a esses terceiros minoritários.
03 – Qual é o significado de controle conjunto disposto no CPC 19?
Controle conjunto pode ser descontinuado quando a investida encontrar-se em processo de reorganização legal ou de falência, ou operar sob severas