contabeis
Para que você modifique sua relação com o dinheiro, será necessário um ponto de partida – uma consciência de onde você está financeiramente nesse exato momento. A partir desse ponto terá um novo futuro a perseguir, um futuro que esteja de acordo com seus valores e propósitos.
Um balanço dos ativos (coisas e dinheiro disponíveis) e passivos (dívidas) é uma prática de negócio fundamental. Esses dois conceitos contábeis serão muito importante para que você obtenha uma visão precisa e objetiva de sua situação financeira atual.
Um balanço pessoal é um instantâneo de um momento no tempo, que é baseado em coisas que mudam regularmente, como conta bancária e saldos de empréstimos. Se você tem acesso fácil a seus saldos, você pode escolher a data de hoje para o seu “instantâneo”. Caso contrário, escolha uma data no passado próximo, para que você tenha todos os seus registros na mão.
Identificar e registrar seus ativos
Seus ativos – o dinheiro e as coisas que você acumulou ao longo dos anos – são uma parte importante do seu quadro financeiro.
É claro que você é muito mais do que as coisas que possui. Você é uma pessoa com habilidades, talentos e educação. Você tem relações pessoais, conexões sociais e redes empresariais. A essas coisas chamamos de ativos intangíveis – aqueles aspectos valorizados de si mesmo que não podem ser atribuídos um valor monetário. Como essas coisas intangíveis vêm à mente, você pode querer manter uma lista separada deles como um lembrete de seus ativos não materiais. Essas coisas serão úteis quando chegarmos aos Passos 6 e 7. Portanto, apenas faça um registro, se quiser.
Por enquanto, vamos nos concentrar em seus ativos financeiros – as coisas com um valor em dinheiro específico ou coisas que você poderia converter em dinheiro, se necessário. Os ativos financeiros podem ser divididos em duas categorias. Vamos chamá-las de “dinheiro” (ativos líquidos) e “coisas” (ativos tangíveis).
Seus