Contabeis
a) Patrimônio e Variações Patrimoniais: Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações, vinculados a uma mesma entidade, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. O balanço patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos. Aspectos qualitativos: Consiste em especificar, seguindo a natureza de cada um (bens – dinheiro, Veículos). Aspectos quantitativos: Consiste em dar aos Bens, Direitos e Obrigações seus respectivos valores, levando-nos a conhecer o valor do Patrimônio da empresa. Veja:
(Bens+Direitos) – (Obrigações) = Patrimônio Líquido
FATOS CONTÁBEIS
PERMUTATIVO
Provocam alterações qualitativas
Representam permutações entre os elementos patrimoniais.
Comprar à vista, comprar à prazo, pagamento de duplicatas, pagamento do IR dos empregados, aumento do CS com uso de reservas de capital.
MODIFICATIVO
Provocam alterações quantitativas
DIMINUTIVO
Reduzem o valor do PL
Pagamento de despesas
Apropriação de salários.
AUMENTATIVO
Aumentam o valor do PL
Recebimento de receitas. Prescrição de dívida.
MISTOS
Provocam alterações qualitativas e quantitativas
DIMINUTIVO
Reduzem o valor do PL
Recebimento de duplicata com desconto, pagamento de duplicata com juros, reforma de dívida com juros, emissão de debêndures abaixo do par (com deságio).
AUMENTATIVO
Aumentam o valor do PL
Recebimento de duplicata com juros, pagamento de duplicata com desconto, reforma de dívida com desconto, emissão de debêndures acima do par (com ágio).
a) a subscrição, ou seja, a promessa do sócio de conferir determinado montante de fundos para a formação do capital social, em dinheiro ou em bens; e b) a integralização, que é a realização pelo sócio, da promessa de entrega do montante com o qual se comprometeu para a formação do capital social.
Mutações Patrimônio:
1 - NO SISTEMA FINANCEIRO:
D -