Contabeis
É palavra de origem latina e significa aquilo que deve ser pago. Portanto debêntures é nada mais que um empréstimo feito por alguém ou uma instituição para uma empresa, podendo ser emitidos por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado. Entretanto, para que sejam distribuídas publicamente, devem ser emitidas por companhias de capital aberto, com prévio registro na CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Os detentores destes títulos tem um direito de crédito sobre a companhia emissora e possuem características particulares de prazo e rentabilidade, sempre definidas em sua escritura de emissão. Exemplo você adquire a debênture de uma empresa de energia, por exemplo, empresta dinheiro a ela.
Este processo é feito por meio de um banco de investimento ou corretora, que lida com os dois lados: empresa e investidor. São muitas vezes escolhidas pela flexibilidade. A própria empresa define, em contrato, os juros e como vai pagar pelo empréstimo. Adaptando o pagamento às suas necessidades, de acordo com a expectativa de retorno de um projeto, por exemplo.
www.debentures.com.br/espacodoinvestidor/introducaoadebentures.asp http://economiaclara.wordpress.com/2009/09/24/ http://www.mundotrade.com.br/aprendizado/ http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_(finan%C3%A7as) http://www.bovespa.com.br/Principal.asp
http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=315
Ações de empresas
Documentos que indica ser o seu possuidor o proprietário de certa fração de determinada empresa. Possuir ações de uma empresa é o mesmo que possuir um pedaço dela. Em tese, você é dono de uma fração de cada prédio, automóvel, peça de mobília e qualquer outro bem da empresa. E quanto mais ações possuir, maior é sua parcela.
Uma empresa é composta por dois tipos de ações: Ordinárias e Preferenciais.
As ações Ordinárias concedem o direito de voto nas assembléias da empresa. As ações Preferenciais oferecem preferência no recebimento de resultados ou