Contab Gerencial
A contabilidade gerencial tem por base a visão interna de uma organização, tem como principal aspecto a tomada de decisões.
A contabilidade gerencial é quem fornece para parte administrativa todos os elementos, a partir da contabilidade financeira (que é relacionada com o fornecimento de informações), da contabilidade de custos (área que coleta e classifica os dados operacionais).
A contabilidade gerencial pode ser enfocada como um conjunto especial de rotinas com estrutura de várias técnicas e procedimentos contábeis, orçamentos, desempenho, relatórios.
CONTABILIDADE FINANCEIRA
A contabilidade financeira tem o papel de apresentar a saúde financeira de uma organização, ou seja, diagnosticar a situação financeira através de relatórios, em um período de tempo específico (período fechado de 12 meses). Conselho de administração, acionistas, instituições financeiras e outros investidores são o público alvo para entregar esses relatórios contábeis.
Basicamente está voltada à apresentação de relatórios a usuários externos da organização, seu papel é avaliar se a organização teve lucro ou prejuízo.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Ao contrário da contabilidade financeira, a contabilidade gerencial tem como assessorar em um período indeterminado, é utilizada por gestores para tomar decisões do dia a dia de uma empresa. Ela não se apega ao passado, visando tendências atuais e futuras, não permitindo chegar a um número exato já que não apresenta um período de tempo específico anual.
A diferença entre a contabilidade financeira e a gerencial, é que a gerencial tem um enfoque internamente da organização, enquanto a contabilidade financeira é destinada a usuários externos.
Embora a gestão financeira seja de grande importância para investidores atuais e potenciais, a contabilidade gerencial é de fundamental necessidade para que os gestores possam tomar atuais e futuras decisões financeiras.
OS ADMINISTRADORES E A CONTABILIDADE GERENCIAL
Administradores