Cont
DIVERGENCIAS NOS CRITERIOS DE RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO EM NIVEL INTERNACIONAL
1- Gastos com pesquisa e desenvolvimento:
Comentário: De acordo com as normas internacionais, gastos com pesquisa devem ser tratados como despesa quando incorridos. E gastos com desenvolvimento devem ser classificados no grupo intangível, e seus critérios de amortização devem ser mencionados em notas explicativas.
2- Reavaliação de ativos:
Comentário: A reavaliação de ativos fixos em particular (não qualquer ativo) é admitida pelas normas internacionais de contabilidade. O IAS 16 aceita a reavaliação de ativos como um tratamento alternativo, para que valores escriturados na divirjam materialmente do respectivo valor econômico do mercado.
3- Contabilização do leasing financeiro:
Comentário: As operações de leasing são classificadas como “financeiro” e “operacional”, onde o leasing operacional é contabilizado como aluguel e o leasing financeiro é contabilizado como uma compra a prazo (arrendatária) e financiamento (arrendadora).
4- Contabilização do Goodwill:
Comentário: De acordo com as normas internacionais de contabilidade, um goodwill adquirido deve ser capitalizado como ativo e amortizado durante o prazo de vida útil, não superior a 20 anos.
5- Atualização de estoques pelo método UEPS:
Comentário: Não permitido pelas normas internacionais, com entendimento de que por não refletir valor economicamente adequado dos estoques sob a ótica da teoria contábil.
6- Impostos diferidos:
Comentário: O IASB determina o reconhecimento dos “impostos diferidos” para efeitos societários, entendendo que o princípio da competência requer que tais efeitos fiscais sejam contabilizados no mesmo período contábil em que as despesas e receitas foram reconhecidas.
7- Encargos com planos de benefícios de Aposentadoria para Empregados:
Comentário: As normas internacionais preconizam a contabilização dos encargos com planos de benefícios de Aposentadoria para empregados pelo regime de