CONSUMO E DEMANDA DE ENERGIA
Dourados – MS
2014
INTRODUÇÃO
A demanda global por energia aumentou nos últimos 150 anos, acompanhando o desenvolvimento industrial e o crescimento populacional. Especialistas preveem que a sede por energia deve continuar a crescer em ao menos 50% até 2030, à medida em que países em desenvolvimento como a China e a Índia procurarem manter seu rápido crescimento econômico (BBCBrasil).
A expansão acentuada do consumo de energia, embora possa refletir o aquecimento econômico e melhoria da qualidade de vida, tem aspectos negativos. Um deles é a possibilidade do esgotamento dos recursos utilizados para a produção de energia. Outro é o impacto ao meio ambiente produzido por essa atividade. Finalmente, um terceiro são os elevados investimentos exigidos na pesquisa de novas fontes e construção de novas usinas (ANEEL).
FONTES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Biocombustíveis: Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. Os biocombustíveis podem ser usados em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. Aqui no Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível e na gasolina também é adicionado o etanol.
Hidrelétrica: A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de determinado rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em grandes cursos d’água que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
(Barragem da Usina de Itaipu. Fonte: suapesquisa.com)
A energia proveniente das instalações de Hidrelétricas funciona através da força da água em movimento que é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das