Consumo de produtos piratas
INTRODUÇÃO:
A pirataria é a pratica de vender, reproduzir ou distribuir por qualquer meio ou processo uma obra intelectual, com intuito de lucro (direto ou indireto), sem autorização expressa do detentor do direito. É considerado um crime contra o direito autoral, a pena mínima, que era de um ano, foi elevada para dois anos, mantendo-se a máxima de quatro anos. Mesmo assim muitos continuam vendendo, porque sempre tem um consumidor. Essa pesquisa teve importância porque revela para que público a pirataria é vendida e o “porque” das pessoas comprarem. Vale ressaltar que a pirataria não só ocorre nas ruas, mas também na internet que é um meio muito mais acessível, podendo baixar arquivo pagos de maneira gratuita. Com este estudo, pretendeu-se estimular o debate sobre o assunto, oferecendo dados que possam alavancar pesquisas futuras.
MÉTODOS:
A pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, realizada no CCG (Centro de Comunicação e Gestão) desta Universidade – Unifor, no mês de abril de 2014, onde predominantemente aplicou-se a pesquisa com alunos dos cursos de Administração, Audiovisual e Novas Mídias, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, etc. Os entrevistados são em grande parte de classe média alta e público com alta renda mensal. Foram utilizadas perguntas objetivas a fim de saber quais pessoas possuem o maior interesse no uso de produtos falsificados/pirateados, quais são os motivos e justificações para o consumo/uso de tais produtos e qual perfil tem mais preferencia pelo mesmo.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
A maior parte dos entrevistados justificou a compra de produtos piratas por causa do preço, que é realmente menor e vale menos da metade de um produto original (Opinião da maioria dos entrevistados). Alguns não possuem conhecimento de que produtos falsificados causam sérios problemas à saúde, quando entrevistados muitos disseram “Não”.
Gráfico 1