Consumismo
Não temos como falar de consumismo sem dizer sobre o impacto ambiental causado.
Os problemas ambientais começaram a ser notados por volta de 1972, quando aconteceu a conferencia de Estolcomo, que ficou conhecida como o marco do inicio da preocupação como o meio ambiente.
Mas nem todos acreditavam que isso será verdade, até que na década de 1980 foram divulgadas imagens de satélite mostrando “o buraco na camada de ozônio” sobre a Antardida. Se existiam duvidas sobre o impacto ambiental ocasionando pela ação humana, as mesmas foram eliminadas.
Em pouco tempo se comprovou que a origem do problema estava em uma substancia empregada em geladeiras e outros utensílios que liberado no ambiente, provocavam reações moleculares na alta atmosfera, destruindo o ozônio.
Com isso, quanto mais se consumia esses produtos mais a camada de ozônio era afetada. Esse fato foi decisivo no sentido de fazer com que a sociedade no mundo inteiro, através da midea, inserisse a problemática ambiental e planetária ma agenda.
Nesse mesmo período no Brasil, o INEP divulgou dados sobre o desmatamento da Floresta Amazonia, devido a isso e a morte de Chico Mendes, levou a torna-se protagonista nessa discussão, oque influenciou a sua escolha para ser a sede da Rio 92.
A Rio 92 ou Eco 92 foi uma conferencia de grande importância para a consolidação do conceito de desenvolvimento de desenvolvimento sustentável e para a conscientização a respeito das agreções ao meio ambiente .
Dois documentos muito importantes saíram dessa conferencia a carta da Terra e a Agenda 21.
Nessa mesma época houve o impulsionamento da globalização, aparecendo nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível a união de países e povos, radicalizando transformações na economia mundial e na fazendo com que o otimismo da Rio 92 fosse substituído pelo agravamento do problema, mas como concventração de renda e desigualdade social.
Alguns relarotio foram divulgados demonstrando que