Consumismo na vida dos jovens
Língua Espanhola
Professora: Fabiana
Trabajo de español
Consumismo en la vida de los jóvenes
Danilo Gomes, Breno Silva, Gilvan Pereira.
3°B
Goiânia
01/2013
Referencial teórico:
Diante de pesquisas e entrevistas realizadas com autoridades sobre o consumismo, o que é um problema atual grave, que esta gerando doenças e o desmatamento do meio ambiente como, por exemplo, O motivo pelo qual eles consomem mais é a busca pela auto-afirmação e também para fazer parte de um determinado grupo”. Assim explica Renata Goltbliatas, psicóloga com consultório em São Paulo, onde atende adultos e adolescentes. “A realidade é que os jovens, e aí entenda-se adolescentes, estão muito mais suscetíveis a serem influenciados por amigos e por ideias de que eles precisam de determinados produtos e marcas para serem reconhecidos ou fazerem parte da sociedade”,completa Renata,ou seja você é o que você tem.
O grande consumo gera também um problema ambiental, pois são necessárias muitas embalagens para acompanhar a demanda, o que acaba por prejudicar o meio ambiente. Para Bruno Amorim, 37 anos, da ONG Rede Mata Atlântica, o ideal seria adotar uma política de redução de resíduos e embalagens. “A redução deve vir antes do reuso e da reciclagem, que são apenas alternativas quando a primeira não for possível. É muito comum observar excesso de embalagens nos produtos”, diz Amorim.
As embalagens que mais danificam o meio ambiente são feitas de plástico, como sacolas de supermercado e talheres e copos descartáveis.
“Existe uma consciência crescente com relação ao meio ambiente. No entanto, os jovens não relacionam suas atividades do dia-a-dia com o estrago que causam ao ambiente e, para muitos, é difícil mudar alguns hábitos”, diz Amorim. Segundo o resultado da pesquisa, que tomou como base um trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado Is the Future Yours? (O Futuro É Seu?), foi significativo: os brasileiros