Consumidores atuais
1.6.1 – CLASSIFICAÇÃO SOCIOECONOMICA
1.6.2 – PERFIL PSICOGRÁFICO
Estilo de vida – Jovens, com uma larga amplitude de hobbies e interesse em moda e cultura. Em muitos casos, conciliam trabalho, estudos e lazer. Freqüentam Exposições de arte, fotografia ou design. São usuários massivos das redes sociais, buscando informações e novas notícias diariamente, e na maioria dos casos deixando também o seu ponto de vista sobre determinado fato ou produto. Transformando-se fundamentalmente em formadores de opinião.
Personalidade – São do tipo que apreciam a versatilidade e praticidade. Estão muito ligados não só ao produto e a sua imagem, mas a toda a carga de status e experiência que pode lhe ser dada como consumidor. São atraídos por conceitos vívidos e
Valores – Levam em consideração fatores que, até pouco tempo, eram pouco relevantes para a maioria dos consumidores, como sustentabilidade e responsabilidade social. Tendem a procurar produtos que agreguem experiências de personalidade e estilo.
Hábito de Compra – Na hora da compra, tendem a optar por produtos e serviços com filosofia e visual bem definidos, e que se adequem ao seu estilo de vida e personalidade.
1.6.3 – INFLUÊNCIAS SOCIAIS E CULTURAIS
• Arte: Mostras e exposições, peças de teatro e projetos audiovisuais
• Design e arquitetura
• A moda, em toda a sua amplitude: Desfiles, ensaios e editoriais.
• Comportamento: Opiniões de estilistas, jornalistas, arquitetos e formadores de opinião em geral.
• Crescimento econômico e expansão da cultura de consumo.
• Facilidades: Acesso a crédito, que pode gerar acúmulo de dividas.
1.6.4 – DECISÃO E LOCAL DE COMPRA
A compra normalmente é decidida pelo próprio usuário, levando em consideração o seu grau de decisão durante o processo. A tomada de decisão pode ser gerada por impulso ou por avaliação limitada, comparando a marca aos concorrentes mais próximos.
São dois os principais canais de compra dos produtos: As lojas