Consume Familiar de Agua
1. INTRODUÇÃO
Os recursos hídricos representam a quantidade de água doce superficial e subterrânea que esta a disposição da Homem. De toda a água existente na Terra, 97,5 % é salga e existente nos oceanos e mares. Os restantes 2,5% representam a água doce.
No entanto, apenas a água doce presente nos lagos, rios, ribeiros e lençóis de água subterrâneos (aquíferos) está potencialmente disponível para o Homem.
Nos lençóis de água subterrânea, existe cem vezes mais água do que nos lagos e rios, mas a maior parte está demasiado profunda. Os lençóis de água mais profundos são rapidamente esgotados e grade parte da água superficial corre par o mar ou vai parar a sítios distantes das pessoas que dela precisam.
Atualmente, quase 60% da população mundial tem nos lençóis de água subterrânea a sua fonte principal de água potável, uma vez que a disponibilidade de água doce superficial não é suficiente.
2. CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO FAMILIAR
3,21 + 3,24 = 6,45
6,45= 6450 L
6450: 3 = 2150
2150: 7= 7,14
3. PLANO DE REDUÇÃO DE CONSUMOS
1º Reduzir ao tempo de duche.
2º Enquanto não se estiver a usar a água desliga-lha.
3º Diminuir a utilização da máquina de lavar a roupa.
4º Rega das plantas e jardins de manhã cedo ou ao cair da noite. Nessa altura, a evaporação de água causada pelo Sol é menor, pelo que poupará este recurso
5º Lave o carro utilizando um balde. Com a mangueira gasta mais litros de água por lavagem.
6º De cada vez que se utiliza o autoclismo deita muita água fora, desnecessariamente. Tente regulá-lo de forma a poupar água ou pode-se pôr um objeto que não flutue no depósito (uma garrafa de 1,5 cheia) e os gastos de água serão reduzidos.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Manual de Ciências da Natureza do 8ºano – págs.125 e 126.